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7 Dicas para quem deseja trabalhar com alimentos Gourmet

By 15 de julho de 2014 maio 14th, 2019 No Comments

7 dicas para quem deseja investir em um negócio gourmet- Seguindo nossa delícia PASTEL DE PERNIL –

A comida gourmet virou moda. Mas, se você aderir à tendência sem ter como comprovar que faz o que promete, dizer ser gourmet se torna uma faca de dois gumes.

São Paulo – A tendência da alimentação gourmet faz com que muitos empreendedores pensem em ter um negócio no ramo. Mas, se você entrar nessa onda sem ter como provar que faz o que promete, dizer ser gourmet pode ser ruim para a imagem da sua empresa.

É o que diz o professor Mário Oliveira, coordenador do MBA em Negócios da Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. O gourmet, afirma, deve muito ao contexto de desenvolvimento econômico após a Segunda Guerra Mundial. “A alavanca é econômica. Chegar nesse desenvolvimento gastronômico foi uma consequência do aumento da renda, que fez com que as pessoas consumissem outras coisas e buscassem maior qualificação. E aí alguém inventa uma palavra: gourmet”.

Hoje, Oliveira considera que o uso do termo é complexo, porque está associado ao fenômeno da “gourmetização”: a apropriação do significado original, que se referia a especialistas em gastronomia, para ser usado de forma mais ampla. “Essa coisa da gourmetização se tornou uma faca de dois gumes. Falar que algo é gourmet, hoje, gera uma dúvida: será que é mesmo?”. Quem não consegue provar acaba perdendo credibilidade, o que afeta todo o segmento.

 

1. Faça algo pelo qual você tenha paixão

“A gente não vê só como um negócio, mas como uma contribuição ao bem estar das pessoas”.

2. Pesquise antes de abrir o negócio

Antes de ter um negócio gourmet, você deve fazer uma pesquisa de mercado e verificar possíveis demandas.  Acho que você tem que fazer muito estudo da concorrência, para abrir algo que tenha um diferencial e se sobressair”.

 

3. Use ingredientes fora do comum

Mesmo que o item do seu cardápio pareça comum, é preciso escolher os melhores ingredientes.

 

 

4. Foque no que você faz de melhor

“Uma das premissas é manter algo saboroso, mas simples,  em cima de um produto tido como comum”.

 

5. Treine bem seus funcionários

. É necessário treinar as pessoas para que elas saibam o que estão vendendo.

 

6. Invista em identidade visual

Mesmo que a principal característica da alimentação gourmet seja a qualidade dos ingredientes, investir no visual é necessário.

7. Promova uma nova experiência

Pastel de pernil fala em oferecer uma nova experiência para o cliente. “Quando a gente fala de gourmet, é algo necessariamente artesanal, que te surpreende de alguma forma. Tem que ser diferente do que você come na sua casa”, afirma.

Mas a ideia de praticidade e democratização, por mais gourmet que seja, precisa ter no fundo a ideia do conforto”.

fonte PME

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